Entre los libros de mi biblioteca (estoy viéndolos)
hay alguno que ya nunca abriré.
("Límites", Jorge Luis Borges)
Entre los libros de mi biblioteca (estoy viéndolos) hay alguno que ya nunca abriré. ("Límites", Jorge Luis Borges)
0 Comentários
Miguel Soares de Albergaria, autor de "Condições do atraso do povo português nos últimos dois séculos", na sua última crónica: "Hoje, mais do que nunca, é a prática que exige a valorização da teoria."
O nacionalismo de Alberto Nepomuceno (1864-1920), cuja origem não será alheia às ideias de Grieg, que o compositor brasileiro conheceu na Europa, pode ser resumido nesta afirmação que lhe é atribuída: “Não tem pátria o povo que não canta na sua língua”. Não admira que Nepomuceno tenha ido buscar a Machado de Assis (seu conviva, de resto, no Clube Beethoven do Rio de Janeiro) os versos desta canção composta em 1899. Versos que Machado havia recriado em português vários anos antes, a partir de uma tradução francesa em prosa de um poema atribuído a Su-Tchon, poeta chinês dos séculos X/XI…
Nos 50 anos da "New York Review of Books", uma entrevista com um dos seus fundadores.
"[...] só trabalhando é que pomos os pés numa terra humana", escreve Miguel Soares de Albergaria, autor de "Condições do atraso do povo português...". Na sua crónica mais recente.
![]() Em Abril, livros e leituras mil! Vem aí o programa das Bibliotecas Municipais de Lisboa e dla Associação Portuguesa de Editores e Livreiros para "promover a leitura e conquistar novos públicos para as bibliotecas e livrarias da cidade": Ler em todo lado. |
AutorGostamos de papéis pintados com tinta Arquivos
Março 2022
Categorias
Todos
|