Eduarda Neves

Eduarda Neves é doutorada em Filosofia Contemporânea, na área de Estética. Coordena o grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), onde é Professora Auxiliar, leccionando nos domínios da Arte Contemporânea, Estética, Artes Visuais e Artes Performativas. Organizou vários ciclos de debates e conferências, a convite da Fundação de Serralves e de outras instituições: O Teatro na História das Artes Performativas; O Corpo nas Artes; Arte Contemporânea: Abordagens e Perspectivas; Da Fotografia como Representação à Fotografia como Ficção; A Imagem Fotográfica: do Conceito à Obra. Em 2014 concebeu a exposição Algumas Razões Para uma Arte Não Demissionária e co-organizou o colóquio internacional homónimo que decorreu no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Em 2015 concebeu e programou o projecto expositivo Correspondências, a partir do texto de Jacques Derrida La carte postale, cuja realização prosseguiu em 2016, em diversas instituições de Portugal e de Espanha. No âmbito deste projecto, organizou o colóquio internacional Destinatário Desconhecido, que decorreu na Casa das Artes, no Porto.
É autora do ensaio O Auto-Retrato. Fotografia e Subjectivação, finalista do Prémio
Pen Clube 2017.
O seu livro mais recente intitula-se Nem Isto Nem Aquilo.
Perfil no Facebook
Uma crítica no jornal Público
Entrevista
Eduarda Neves é doutorada em Filosofia Contemporânea, na área de Estética. Coordena o grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), onde é Professora Auxiliar, leccionando nos domínios da Arte Contemporânea, Estética, Artes Visuais e Artes Performativas. Organizou vários ciclos de debates e conferências, a convite da Fundação de Serralves e de outras instituições: O Teatro na História das Artes Performativas; O Corpo nas Artes; Arte Contemporânea: Abordagens e Perspectivas; Da Fotografia como Representação à Fotografia como Ficção; A Imagem Fotográfica: do Conceito à Obra. Em 2014 concebeu a exposição Algumas Razões Para uma Arte Não Demissionária e co-organizou o colóquio internacional homónimo que decorreu no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Em 2015 concebeu e programou o projecto expositivo Correspondências, a partir do texto de Jacques Derrida La carte postale, cuja realização prosseguiu em 2016, em diversas instituições de Portugal e de Espanha. No âmbito deste projecto, organizou o colóquio internacional Destinatário Desconhecido, que decorreu na Casa das Artes, no Porto.
É autora do ensaio O Auto-Retrato. Fotografia e Subjectivação, finalista do Prémio
Pen Clube 2017.
O seu livro mais recente intitula-se Nem Isto Nem Aquilo.
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